segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A guerra da direita em São Paulo

Nesse final de semana foi jogado mais álcool na guerra entre Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab em São Paulo. No sábado, saíram às pesquisas, e a confirmação de que o democrata abriu boa vantagem sobre o tucano. 25 a 20 no Ibope, e 24 a 21 no Datafolha. O que isso significa? É que quando Alckmin resolve partir pra cima do adversário, ele perde. Aconteceu contra Lula em 2006, acontece contra Kassab em 2008.O ex-governador estava em um beco sem saída, ou ouvia as provocações do democrata em silêncio e passava a imagem de saco de pancada, ou partia pra cima como aquele menino bonzinho que de repente resolve brigar, mas que não tem o mínimo perfil para isso. Enfim, ele optou pela segunda opção e atacou Kassab a todo o momento no debate da Record. O confronto direto entre os dois, evitado nos dois debates da Bandeirantes, enfim aconteceu. Geraldo sempre dizia: “eu sou o candidato do PSDB, ele (Kassab) é do Dem” como que para lembrar o eleitorado que José Serra teria que estar com ele. O atual prefeito, que evitava os ataques, teve que se defender. Chegou a afirmar que Alckmin teria o convidado para ser candidato a governador apoiado por ele. E o democrata provocava. “Antes dele (Alckmin) cair nas pesquisas, ele era completamente diferente.” A líder nas pesquisas, Marta Suplicy, faz bem, de só olhar a briga e deixar que os dois se acabem sozinhos.
Um ponto curioso do debate foi o candidato do PP, Paulo Maluf. O que ele ganha buscando confrontos diretos com Soninha, que tem 3% das intenções de voto? Me parece que o incansável Dr. Paulo, entregou os pontos e só quer ser o contador de piadas, que faz todo mundo rir e se divertir. A diferença entre os dois é que Maluf passou, e Soninha está chegando agora.
Marta Suplicy está em uma posição cômoda no primeiro turno, mas não está acomodada. Busca a todo o momento pontuar diferenças entre sua gestão de a de Kassab. Está claro que o PT considera o candidato do Dem o adversário de segundo turno. Houve também um confronto entre Ciro Moura (PTC) e Ivan Valente (PSOL). Enquanto o primeiro defendeu o tempo inteiro o seu plano que propõe acordos entre a prefeitura e a iniciativa privada no setor da saúde. O candidato Ivan Valente defendia a implantação completa do SUS. E acusava a proposta de Ciro dizendo que isso é uma sabotagem contra o Sistema Único da Saúde.
O debate desse domingo na Record foi o melhor de todos pois, já está mais próximo da eleição. A tendência é que o da Rede Globo seja melhor ainda porque será a última chance dos candidatos mostrarem propostas e diferença. Palpite do blogue, Marta e Kassab no segundo turno. E aí, só Deus sabe o que vai acontecer.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A isca e o anzol.

Há uma corda bamba onde os governantes brasileiros têm que andar. Quando nasce um projeto como o bolsa família ou o fome zero, é taxado de assistencialismo e é disparada a famosa frase: é melhor ensinar a pescar do que entregar o peixe. Como se fosse fácil da pessoa sem ter o que comer e sem emprego “ir pescar.” Infelizmente muitos planos de tentativa de inclusão do governo federal esbarram nesse pensamento neoliberal.

Na disputa à prefeitura de São Paulo há uma discussão que volta nesse ponto. A candidata do PT, Marta Suplicy, promete antenas para a cidade toda ter acesso à internet sem fio de graça. E a direita bate, fazendo cálculos e dizendo que com esse dinheiro daria para fazer tantas escolas, tantos hospitais, tantas creches. O velho discurso do bom moço, mas com a diferença de que ninguém acredita mais. O prefeito Kassab parece que se esquece de suas obras. Quantos pobres foram beneficiados com a proibição de Outdoors na cidade? E com o rodízio de caminhões?

Claro, a desigualdade social no Brasil é um problema de muito tempo. O bolsa família, o fome zero, as cotas para universidades, não são soluções ideais. Mas é preciso dar o peixe, matar a fome da população para depois deixar tudo arrumado para todos terem os equipamentos para pescar.

É visível para quem vive na cidade de São Paulo os problemas que a cidade enfrenta nas questões de saúde, habitação, educação, transito e em tantas outras áreas. Mas qual é o problema de acontecer um programa grande de inclusão digital? Então é assim, quando é aprovada as cotas em universidades para negros, índio e pobre o governo federal é criticado por dar o peixe. Quando há um grande projeto de internet de banda larga para toda a cidade de graça, que é uma tentativa de ensinar o povo a pescar (ou não é?), vem às críticas dizendo que deve ser feito isso ou aquilo com o dinheiro que vai ser gasto. Na última eleição para prefeito de SP, a coligação PSDB/PFL (atual Democratas) criticou a criação dos Ceus. Com o mesmo mantra de que: com o dinheiro de um poderiam ser construídas cinco escolas convencionais. E depois de eleito, ampliou o número desses centros em São Paulo.
Afinal de contas, o que a direita brasileira quer: que dê o peixe, ou que entregue a vara, o anzol e as iscas?

Também em: http://primeiraaesquerda.blogspot.com

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Novo técnico para 2009

Informações dizem que Mano Menezes estará fora do Corinthians ano que vem. E é uma pena, pois acredito no seu trabalho e acho que com dois reforços para ser titular o time brigaria no Paulistão e na Copa do Brasil, e garantiria a vaga na Libertadores no ano do centenário. O descontentamento de mano, contudo, parece ser irremediável. A diretoria quer renovar seu contrato a muito tempo, e ele sempre se nega a conversar. E esse escândalo com seu empresário parece ter sido o motivo que ele pediu a Deus para dar tchau ao Parque São Jorge. No puro palpite, capaz de aparecer no Internacional ano que vem. Não acredito nele na seleção ainda. Também não acredito que o Tite classificará o Inter para a Libertadores. E se o colorado não acertar com Muricy (sonho deles á muito tempo), eles vão tentar Mano. E com ele sem time, fica muito mais fácil.
Fazer o quê? Se não tiver remédio, vá com Deus Mano. Só espero que a diretoria encontrar um bom nome para irmos à Libertadores em 2010.
Saravá São Jorge!!!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

As mentiras que se tornam verdades

No Brasil, onde a golpsta Veja é a revista mais vendida, com mais de um milhão de exemplares, todos estamos acostumados com as mentiras que se tornam verdades. A última, foi a declaração do ministro da defesa Nelson Jobim que a Agência Brasileira de Inteligência, Abin, tinha maletas para realizar grampos telefônicos. Com isso, deu-se o caos. Paulo Lacerda e toda a diretoria da agência foi afastada. E aí foi o prato cheio para a grande imprensa. Capas e manchetes foram disparadas dizendo que estamos na grampolândia. O governo sabe até o sabor da pizza que você pediu no sábado.

Acontece que o Laudo do Instituto Nacional de Criminalística (INC), informou que a Abin não tem equipamentos para realizar os tais grampos. Em depoimento à CPI das escutas telefônicas, na quarta-feira, 18, Jobim disse que quem te disse as informações de que a Abin tinha equipamentos para grampear tinha sido o exército. Mais parece aquela brincadeira de telefone sem fio.

A pergunta que fica é: será que a grande mídia brasileira vai colocar esse desmentido na capa como fez com as declarações de Jobim? A mesma mídia que está louca para provar alguma coisa contra o delegado Protógenes Queiroz para que seja canceladas todas as provas conseguidas na Operação Satiagraha e Daniel Dantas e seu grupo saiam ileso de mais uma. O tempo dirá o que vai acontecer.

Segue a matéria do desmentido.


Equipamentos da Abin não são capazes de fazer grampo, diz laudo da PF


Jailton de Carvalho - O Globo

BRASÍLIA
- Laudo do Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal informa que os equipamentos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não têm capacidade para fazer escutas telefônicas, conforme denunciou o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O laudo de 38 páginas foi enviado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e deve ser analisado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Nenhum dos equipamentos analisados possui capacidade para realizar a decodificação e a conseqüente gravação de conversas telefônicas realizadas por meio de sistema de telefonia fixa digital ponto a ponto", diz o documento.
Em depoimento à CPI do Grampo ontem, Jobim reafirmou ter dito ao presidente Lula que aparelhos comprados pelo Exército para a Abin são capazes de fazer grampos. Em tom de cautela, Jobim evitou assumir responsabilidade pela informação, que atribuiu ao Exército.
- O que eu afirmei ao presidente da República foi: "Eu tenho a informação de que esses aparelhos viabilizam a interceptação analógica" (...) Foi a informação que meu deu o Exército - afirmou Jobim na comissão.
As declarações que Jobim fez em uma reunião com o presidente Lula foram decisivas para o afastamento da cúpula da Abin, inclusive do diretor-geral Paulo Lacerda. Após Jobim ter feito a denúncia, Lacerda e o comandante do Exército, general Enzo Peri, negaram que os aparelhos da Abin fossem capazes de fazer grampos.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Piada tucana

O marqueteiro a campanha de Geraldo Alckmin em São Paulo pediu as contas. As pesquisas divulgadas no último final de semana apontam empata entre o tucano e democarata, Gilberto Kassab. Com todos esses fatos, a primeira coisa a se fazer é mudar os rumos da campanha de Alckmin. Foi o que fez o novo marqueteiro. E a mudança foi uma as coisas mais bizarras que se viu na campanha eleitoral em SP este ano. Mais do que a Dra. Havanir, Sérgio Mallandro e Enéas Filho, que não era filho do saudoso Enéas carneiro. A nova propaganda do PSDB começa dizendo que o candidato é p único a vencer Marta no segundo turno (de acordo com as pesquisas). Isso, por si só, já é uma atitude equivocada. Mas válida. Agora, logo após, o narrador começa a falar mal do PT. Até aí, ninguém esperava nada diferente. E a piada vem agora. Em uma tentativa de não falar do presidente com 64% de aprovação, os tucanos soltam a seguinte frase: “com Lula tudo bem, o problema é o PT”. O que o PSDB quer com uma frase destas? E todos que votaram em Alckmin, e agora escutam que: ah, tudo bem o Lula. Tudo bem o sindicalista, burro, rei das greves e sem dedo. E agora senhores? Não votei em Alckmin, mas se votasse ficaria extremamente atingido com essa atitude tucana.

Veja o vídeo deprimente.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O povo choca

Evo Morales está á perigo na Bolívia. De acordo com um nobre colunista, Evo é o golpista. A verdade é que Morales é o representante do povo no poder. Os indígenas são maioria na Bolívia, mas nunca tinham chegado ao poder. Agora o presidente faz mudanças drásticas que influenciam na vida dos ex-mandatários. Então a direita se rebela. Bloqueia estradas, explode gasodutos e se indigna simplesmente porque Morales governa para a maioria. E isso incomoda. O presidente boliviano venceu o plebiscito que o manteve no poder com 64% mais do que ele teve nas eleições. Isso quer dizer que a maioria está vendo o poder que tem.
Como acontece por aqui. Nesta sexta-feira saiu a pesquisa Datafolha que mostrou o governo Lula com 64% de ótimo e bom. José Serra tem 39% de aprovação em São Paulo. Os candidatos aliados ao governo estão na frente em 20 das 26 capitais nas pesquisas para prefeito. Chega-se ao ponto de, no RJ, o líder Eduardo Paes (PMDB), o vice, Marcelo Crivella (PRB) e Jandira Feghalli (PC do B) tentarem colar sua imagem á Lula. Até mesmo Gilberto Kassab (DEM) em SP disse que o governo federal está “trabalhando junto”. A direita brasileira entra em pânico quando observa certas coisas. . Engraçado observar que a maioria, quando chega ao poder, choca. E é bom ver que essa maioria se tocou que é maioria que manda.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Opinião: Eleições americanas.

Fiquei empolgado lendo as coisas sobre os EUA no site do Azenha (que está aí do lado) e resolvi escrever sobre às eleições americanas. E é complicado entender a cabeça do americano. Reelegeram Bush quando o mundo clamava por mudança. E vai eleger McCain quando o planeta grita por Obama. Essa á a minha opinião. O discurso do Democrata é interessante, mas na hora h, acredito que os americanos vão escolher o velhino ex-guerreiro no Vietnã. Não sei onde eu li, mas concordo que o discurso de Obama é muito sofisticado para o povo americano acostumado com Bush. E agora com o anúncio de Sarah Palin como vice, os Republicanos conseguiram o apoio das mulheres que votariam em Hillary, mas não votam em Obama. Isso me parece um diferencial e tanto. Mas é somente uma opinião minha. Acho que vão ser bem disputadas as eleições por lá. O fato da crise econômica pode também influenciar pró-Democratas. Fosse eu americano, votaria em Obama. Chega de veteranos de guerra e o mesmo discurso. Mas, felizmente, não sou. Então, só me resta dizer: eles que se entendam por lá.

Eleições EUA

Pessoal,

segue um link do ótimo site do Luís Carlos Azenha em que ele explica de maneira simples o esquema da eleição nos EUA.

http://www.viomundo.com.br/opiniao/beatles-vs-rolling-stones/

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Tentem dormir com um barulho destes

A direita sul-americana está botando as asinhas pra fora. Não só as asas, mas tudo. A oposição boliviana (que dizem estar sendo financiada pelos americanos) ficou louca de raiva com a fácil vitória de Evo no plebiscito e quer arrumar um golpe de estado. No Paraguai, depois de quase 130 anos de direita no poder, Fernando Lugo assume. E logo arrumam uma crise pra tentar tirá-lo do poder. E quem foram os responsáveis? O antigo governo de direita. E aqui no Brasil? Parece incrível, mas o PIG e a oposição não desistem de tentar envolver Lula em qualquer escândalo. Daqui a pouco as derrotas da seleção brasileira serão culpa dele também. Agora é o caso dos grampos. A Veja decretou: a Abin é culpada. Socorro, estamos na grampolândia!!! A memória desse pessoal é mesmo curta, não? Ou será que eles não se lembram quando algo os atinge? Misteriosamente, foi descartada qualquer possibilidade de Daniel Dantas ter sido o mandante de tudo. Ele que no caso Kroll grampeou jornalistas, políticos, a família de jornalistas e qualquer um que atravessasse seu caminho. Mas essa direita não aprende mesmo, vocês podem estar contra o governo, à imprensa pode estar contra o governo, mas sabe quem está a favor do governo? O povo! E durmam com um barulho destes... E que barulho hein?!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Jogando para a torcida (ou para o PIG)

A Veja conseguiu um novo escândalo. O caso dos grampos em Gilmar Mendes e Demóstenes Torres. E, convenhamos grampear o presidente do STF é grave. É um baita escândalo que provavelmente instalou uma crise grande em Brasília. O presidente Lula entrou na onda do PIG. E jogou para a torcida. Quis ser enérgico e afastou todo mundo da diretoria da ABIN. Ponto para o PIG. Apesar de ser um assunto muito sério esse de grampos, Lula se deixou levar pela pressão, e fez o mais fácil. Mas será que foi o melhor a fazer? Me pareceu o cara que pega a mulher com outro no sofá e troca o sofá. A falta de energia de alguns atos fez o presidente querer mostrar serviço demais. Quem sou eu para dar algum conselho à Lula, mas se pudesse diria: Presidente, esqueça o PIG. Você tem o índice de aprovação que nenhum presidente teve. Governe com o povo.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Manda quem pode, obedece que tem juízo

Finalmente o Real Madri mostrou quem manda à Robinho. Eles não seguraram, não colocaram na geladeira e não espernearam. Simplesmente mostrou ao brasileiro mimado, que eles podem não liberá-lo ao Chelsea, e ele tem que aceitar. Mas eles podem negociá-lo com um time medíocre da Inglaterra, como o Manchester City, e ele não pode falar absolutamente nada e simplesmente aceitar a decisão de quem realmente manda. E o time espanhol foi muito bem. Seria burrice mantê-lo no time. O garotinho estava insatisfeito e queria brincar em outro brinquedo. Mas o Real não deu aquele brinquedo bonito. Aquele robô que fala, ou aquele trenzinho elétrico. Mas deu à ele aquele brinquedinho baratinho, e um belo chute na bunda. Agora ao invés de disputar o título espanhol, ela vai disputar uma vaga na Copa da Uefa com o Everton. Robinho é mal assessorado. Desde sua saída do Santos (que por sinal seu empresário fez a mesma coisa) ele pensa que é mais realista que o rei. O problema, meu amigo, é que você não vai sair do Real Madri pra onde você quiser porque você... cansou. Mal comparando, Robinho estava com um valete, uma dama e um rei na mão e pediu truco. Só que o Real tinha uma manilha, e grudou-a na sua testa. Tomare que agora esse menininho e seu empresário, que se acham donos do mundo, caiam na Real, quer dizer, no Manchester City...