quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Até onde vai Gabeira?

A súbita ascensão de Fernando Gabeira e sua chegada ao segundo turno me levam a fazer a pergunta que dá título á esse texto. Poderá ele desbancar o candidato do governador Cabral? Apoiado fortemente pela classe artística, elite e pela Rede Globo, ele já conseguiu desbancar o candidato da IURD, Marcelo Crivella.

O Rio de Janeiro é uma cidade que, além de linda, é muito diferente de São Paulo politicamente. Os problemas são outros, a elite é outra, a periferia é outra. É difícil fazer qualquer previsão, ainda mais de longe, já que estou em São Paulo, mas ouso dizer que, apesar de ter mais força que os números do primeiro turno, Gabeira não agüenta o tranco e perde para Eduardo Paes. Mas é só palpite.

Outro fenômeno político na capital carioca, é que a esquerda não tem força alguma nas eleições municipais. Basta olhar os números. Alessandro Molon (PT), Chico Alencar (PSOL) e Jandira Feghali (PC do B) que não passaram dos 10% dos votos. Mas em 2002 e em 2006, Lula venceu José Serra e Geraldo Alckmin no Estado.

O pleito municipal deste ano também mostrou que a rejeição dos candidatos do PRB (que é formado em sua maioria por pastores da IURD) é muito alta. Na primeira eleição municipal em que lançaram candidato com chances de ir ao segundo turno em uma grande capital, saíram derrotados após liderarem antes de o horário político começar. Antes da propaganda, aliás, o segundo turno seria disputado por Crivella e Jandira.

Só para constar...

Vai um conselho para ACM Neto em Salvador, Aécio neves e Fernando Pimentel em Belo Horizonte. Abram o olho que o povo não é brincadeira não hein...

Nenhum comentário: